September 6, 2018

O que você quer ser quando crescer? (Um Papo Qualquer #28)

O vestibular é o processo relacionado ao ingresso no ensino superior.

A origem da palavra vem da expressão “vestíbulo” que nada mais é do que o espaço entre a porta de entrada e as dependências de uma casa. Então... metaforicamente, o vestibular é a sua entrada para a grande casa que é a universidade.
Eu sou da geração que prestava a tríade FUVEST, UNICAMP e UNESP... isso aqui em São Paulo... Mas em outros estados, não mudava muito... o aluno normalmente prestava os vestibulares das universidades federais e estaduais em seu estado. E naquela época, o mérito acadêmico era o principal fator que contava na aprovação do aluno.
Bons tempos…
Hoje, em tempos de ENEM e processos seletivos, o vestibular tradicional começa a dar lugar a novos meios de acesso à universidade.
Mas a importante lição que precisa ser tirada deste momento de vida é que entrar em uma universidade é um importante rito de passagem. O mundo se amplia de forma exponencial. Uma nova vida... novas pessoas... novas experiências.
E de certa forma, o vestibular não serve só para testar seus conhecimentos... serve para demonstrar que o caminho da carreira profissional que você escolher – seja ela qual for – demandará preparação e estudo.
E certamente, colocar o vestibular como porta de entrada, pode não ser o meio mais justo para avaliar um aluno... mas com certeza é uma ótima metáfora para ilustrar esse momento de mudanças intensas...
Neste episódio eu conto um pouco sobre o meu vestibular e sobre minhas ideias sobre o processo em geral.

Um episódio mais curtinho, mas na medida certa para retomarmos nossa rotina e periodicidade. Ouça, opine, compartilhe e divirta-se!

00:0000:00

More episodes

Load more