May 16, 2018

História das Copas: Itália’90 e USA’94

[ DISCLAIMER IMPORTANTE ]
Este é um episódio que temos muito orgulho em publicar. E são tantas as informações, tantas histórias, tantos pormenores… foi inevitável um episódio longo. Para ajudá-lo, você pode ouvir o episódio em duas partes… a copa da Itália começa aos 00:04’30”. E a copa dos EUA começa aos 01:36’46”.
[Sobre o episódio]
E chegamos à década de 90!
Esta seria a segunda oportunidade em que a Itália. Da primeira vez, vimos um país, ou melhor, um governo que usou o evento com forte viés político.
Felizmente, o mundo mudou... não que o mundo tenha se livrado de governos autocráticos e ditatoriais. Estamos em 2018 e ainda vemos muito disso por aí. Até mesmo o futebol mudou... novas táticas, novos esquemas, o discurso técnico já não falava mais em posições, mas sim em funções. Uma herança do carrossel holandês...
E a Itália que sediaria o evento de 1990, era bem diferente daquela que sediou o evento em 1934... Uma copa que consagrou um novo tricampeão: a Alemanha.
A copa de 1994 foi realizada nos Estados Unidos…
Para eles, nosso futebol atende por outro nome: Soccer. E sua popularidade por lá cresceu principalmente por conta do interesse dos imigrantes que lá vivem. O soccer por lá sempre foi incipiente…
No final das contas, naquela época, o interesse pelo soccer em terras americanas poderia ser explicado pelas palavras do colunista William Reed da revista Sports Illustrated: “Os americanos não se ligam no futebol porque é um esporte aborrecido do ponto de vista de quem assiste à TV o futebol era tão excitante quanto o alpinismo.”
Os organizadores previam um lucro líquido de 25 milhões de dólares, após a distribuição das parcelas devidas à FIFA e aos 24 países participantes. O lucro real foi de 50 milhões. O público médio por jogo em 1994 foi o maior de todas as Copas (68.991), superando o recorde que o Brasil mantinha desde 1950.
E nesta época aprendemos o óbvio, não se separa futebol da política, nem do dinheiro...
Copas que entraram para a história… venha com a gente conhecer esta história!

00:0000:00

More episodes

Load more